sexta-feira, 27 de junho de 2008

A voz de Deus é percebível por meio de sua “Palavra”


Precisamos estar atentos à ação de Deus em nós, pois temos a graça de poder escutar o Senhor a cada instante, e isso se dá por meio dos acontecimentos da vida. Não é que Deus fale ao pé do ouvido, no sentido físico. A voz de Deus é percebível por meio de sua “Palavra”, isto é, “A Palavra de Deus”, não são palavras como que desconexas, mas “Palavra”, e Deus falou e fala por meio de seu lógos, termo grego que significa “Palavra”. É por isso que em cada celebração eucarística, após a proclamação do texto sagrado na Liturgia da Palavra, diz-se: “Palavra do Senhor” e “Palavra da Salvação”, pois não são palavras jogadas ao vento, mas a grande “Palavra” que foi proclamada.
Os doutores da Igreja, os grandes santos que pisaram nesta terra, iluminados pelo Espírito Santo, sempre se referiam a Jesus como o “Verbo”, o “Lógos”, “A Palavra”; e no prólogo do Evangelho de S.João diz-se que o verbo se fez carne e habitou entre nós.
É uma realidade simples e complexa ao mesmo tempo: Deus falou-nos por meio de seu Filho Jesus! Mas, esta comunicação não cessa de acontecer, é um perene diálogo, permanente comunicação pessoal, digo pessoal porque Deus é pessoa, ou melhor, três pessoas, Pai e Filho e Espírito Santo. Apesar de nossa ignorância e fraqueza, Deus continuamente nos fala, estabelece um diálogo pessoal.

Aproveitemos do tempo da graça que estamos vivenciando por meio do encontro pessoal com Deus na oração.

Nenhum comentário: