quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Bento XVI reafirma que a palavra de Deus deve ser o centro da vida


Bento XVI renova aos fiéis a exortação a colocarem a Palavra de Deus no centro de suas vidas. De fato, a intenção geral de oração do papa para o mês de setembro é a seguinte: "para que a Palavra de Deus seja mais conhecida, acolhida e vivida como fonte de liberdade e alegria". Trata-se de uma exigência particularmente evidenciada pelo Santo Padre, que justamente a esse tema dedicou o último Sínodo dos Bispos, realizado em outubro do ano passado. Desde o início de seu pontificado, Bento XVI renova constantemente a mensagem de que somente a Palavra de Deus pode realmente mudar o coração do homem. "Ignorar as Escrituras é ignorar Cristo" - observa o pontífice citando São Jerônimo. O papa observa ainda que a Sagrada Escritura não deve ser lida como "palavra do passado, mas como Palavra de Deus que se dirige também a nós". E acrescenta: a Escritura deve ser lida "em comunhão com a Igreja viva" para não cair numa interpretação condicionada pelo tempo e pelos modismos: "Aquilo que hoje é moderníssimo, amanhã estará ultrapassado. Ao invés, a Palavra de Deus é Palavra de vida eterna, traz consigo a eternidade, aquilo que vale para sempre. Portanto, carregando em nós a Palavra de Deus, carregamos em nós o eterno, a vida eterna." (Audiência geral, 7 de novembro de 2007) Todos os cristãos são chamados a dar razão da esperança têm em si, mas para que sejam testemunhas críveis é necessário conhecer e, sobretudo, viver aquilo que se anuncia - exorta o papa. "Somente quem se coloca, em primeiro lugar, à escuta da Palavra, pode depois tornar-se seu anunciador. De fato, não se deve ensinar uma sabedoria sua, mas a sabedoria de Deus, que muitas vezes parece loucura aos olhos do mundo." (Discurso pelos 40 anos da Dei Verbum, 16 de setembro de 2005) E mais, para que sejam anunciadores críveis, Bento XVI convida os fiéis a praticarem a Lectio divina, a leitura meditada e rezada da Palavra de Deus: "A Lectio divina consiste em permanecer longamente diante de um texto bíblico, lendo-o e relendo-o, quase como que "ruminando-o", como dizem os Padres e, espremendo, por assim dizer, todo o "suco", a fim de que alimente a meditação e a contemplação e irrigue - como linfa - a vida concreta." (Angelus, 6 de novembro de 2005)


Fonte: Rádio Vaticano
Local:Cidade do Vaticano

Nenhum comentário: