sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Pregação Mergulho 2009


2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Seminarista, sou carismática, e amo muito a minha Igreja. Mas saiba que a você diz algumas coisas que não condizem com a verdade. Posso pecar por falar muito, mas não posso me omitir. A Igreja é plural, do contrário não seríamos carismáticos.E na pregação você diz que na Igreja de Roma está a plenitude de Cristo, não estou de acordo, pois a Igreja Católica está na plenitude, não possui a plenitude. Não pode ter a posse de Cristo. Do contrário, você aprisiona o Cristo e nega a as outras Igrejas cristãs, incluo aqui em especial as orientais. Mas também as cristãs tradicionais. Irmão para estar com Cristo, não precisa desprezar as outras Igrejas. Abraço de Darlene

Pe. Leandro Luis Bernardes disse...

Cara amiga Darlene, paz e graça! Você se diz "carismática", o que isso significa? voce faz parte da Renovação Carismática Católica, ou é evangélica protestante? Pois bem, se voce for CATÓLICA, voce não conhece os ensinamentos da sua Igreja, porém, se voce for protestante, é outro assunto. Mas, mesmo se fores protestante gostaria de te esclarecer a respeito dos seus comentários; A Igreja é "plural" em que sentido? A Igreja é UNA, ser "carismático" não significa participar da pluralidade da Igreja, todo católico é carismático minha filha, não existe cristãos mais ou menos carismáticos, justamente pela diversidade de carismas, voce precisa entender a Unidade para depois entender a pluralidade, só existe pluralidade na Igreja porque ela é uma unidade, uma comunhão, como tanto enfatiza o Santo Padre Bento XVI. A Igreja de Roma, se voce percebeu na pregação é Igreja Católica, é a sede da Igreja Católica e "É" a plenitude, e "Tem" a plenitude justamente por ser a sede onde o Papa exerce o ministério Petrino, ou seja, o Primado, não é no sentido de "Possuir" Cristo, mas é no sentido de deter o primado, isto é, de ser fundada sob a pessoa de Pedro,que se estende através da sucessão apostólica dos papas, e da colegialidade dos bispos, isto é básico para qualquer católico, voce é católica irmã? voce se diz "carismática", mas voce é católica??? Em nenhum momento eu neguei outras Igrejas, mas afirmei aquilo que o magistério afirma, eu nem citei as outras "igrejas", nem caberia na pregação, é outro assunto. O que voce quer dizer com Igrejas Orientais, está falando das ORTODOXAS ou das CATÓLICAS? Essa acusação de eu "negar as outras igrejas cristãs" é muito séria filha!!! olha como voce está interpretando! Em nenhum momento eu neguei as outras igrejas, principalmente as orientais ortodoxas, que estão mais próximas da sucessão apostólica!!! cuidado com as interpretações e com a ignorância minha irmã! estude mais a doutrina e a teologia católica antes de fazer tais comentários!