terça-feira, 5 de junho de 2012

Palavras de Bento XVI sobre Liturgia, do livro "Luz do Mundo"



Transcrevo as palavras do Papa Bento XVI sobre a Liturgia do livro “Luz do mundo”:  

“Esse é um assunto vasto. Quer dizer que não devemos celebrar a liturgia à imagem e semelhança da paróquia, dizendo que é importante que cada um participe pessoalmente, e depois, no fim, só o próprio “eu” importe realmente. Trata-se muito mais de entrarmos em algo muito maior. Trata-se, de algum modo, de podermos sair de nós próprios e mergulhar na imensidão. É por isso que é tão importante que a liturgia não seja, de modo algum, uma criação de cada um. A liturgia é, na verdade, um processo através do qual nos deixamos introduzir na fé e na oração profundas da Igreja. É por essa razão que os primeiros cristãos rezavam virados para o Oriente, para o nascer do Sol, o símbolo do Cristo que regressa. Eles queriam com isso mostrar que o mundo inteiro vai ao encontro de Cristo e que Ele abraça totalmente esse mundo. Essa relação com o Céu e a Terra é muito importante. Não é por acaso que as igrejas antigas eram construídas assim, de forma a deixar que a luz do Sol penetrasse num momento muito específico na igreja. Precisamente hoje, que temos de novo consciência do significado da interdependência entre a Terra e o universo, deveríamos voltar a reconhecer o caráter cósmico da liturgia. Bem como o histórico. Deveríamos reconhecer que ela não foi só inventada, algures no tempo e por uma pessoa qualquer, mas que se desenvolveu organicamente desde Abraão. Esses elementos provenientes dos tempos mais antigos estão na liturgia. Em termos concretos, a liturgia renovada pelo Concílio Vaticano II é a forma válida de a Igreja celebrar hoje a liturgia. Quis melhorar o acesso à forma anterior sobretudo para manter a coesão interior da História da Igreja. Não podemos dizer que antes estava tudo errado e agora está tudo certo, porque, numa comunidade na qual a oração e a eucaristia são o mais importante, não pode ser totalmente errado o que antes era o mais sagrado. Para mim, o importante era a reconciliação interior com o próprio passado, a continuidade interior da fé e da oração da Igreja.”

2 comentários:

Unknown disse...

Boa noite padre leandro, assisti ao programa FRENTE A FRENTE da rede Vida e me admirou demais vc nao saber nada sobre as Sagradas Escrituras, suas ideias são MEDIEVAIS, durante todo o programa você nao citou nenhuma passagem bíblica e ainda disse que Adão e Eva é um MITO????????? se assim for de acordo com o que vc disse toda Bíblia é mito, reveja seus conhecimentos Bíblicos e se nao tiver conhecimento nao participe de programa aberto onde vc é formador de opinião. cbbarretos@gmail.com

Pe. Leandro Luis Bernardes disse...

Caro "Anônimo", fico muito feliz por te deixar incomodado, com certeza você é um protestante revoltado com a Igreja Católica, mas como você é um covarde, não disse se é católico ou protestante. Você prefere me acusar de desconhecedor da sagrada escritura e medieval, essa é a acusação que vocês fazem à Igreja, isto é, quando voce me ataca, ataca consequentemente a Igreja Católica, a VERDADEIRA concepção que a Igreja Católica tem da Bíblia, juntamente com a Sagrada TRADIÇÃO e o MAGISTÉRIO. Eu não sou protestante fundamentalista como voce por isso não citei nenhuma passagem bíblica, minha interpretação é CATÓLICA! Se liga, voce acha que um padre católico vai fazer como voces fazem? Quem é você para dizer isso pra mim, vá se afundar no protestantismo desgraçado que voce comunga seu herege!