terça-feira, 22 de setembro de 2009

A Igreja mãe



Dos escritos de Santa Teresa Benedita da Cruz [Edith Stein] (1891-1942), monja carmelita e mártir:

Apesar da unidade orgânica real da cabeça e do corpo, a Igreja mantém-se ao lado de Cristo como uma pessoa independente.

Enquanto Filho do Pai eterno, Cristo vivia antes do começo dos tempos e antes de toda a existência humana. Em seguida, pelo ato da criação, a humanidade vivia antes de Cristo ter assumido a sua natureza e Se ter integrado nela. Mas, pela Sua encarnação, Ele trouxe-lhe a Sua vida divina; pela Sua obra de redenção, tornou-a capaz de receber a graça, de tal modo que a recriou uma segunda vez.

A Igreja é a humanidade resgatada, novamente criada da própria substância de Cristo.

A célula primitiva desta humanidade resgatada é Maria; foi nela que se realizou pela primeira vez a purificação e a santificação por Cristo, foi Ela a primeira a ter ficado cheia do Espírito Santo. Antes de o Filho de Deus ter nascido da Santa Virgem, Ele criou esta Virgem cheia de graça e nela e com Ela a Igreja.

Qualquer alma purificada pelo batismo eleva-se ao estado de graça e é, por isso mesmo, criada por Cristo e nascida para Cristo. Mas é criada dentro da Igreja e nasce pela Igreja.

Assim sendo, a Igreja é a mãe de todos aqueles a que a redenção se dirige. E o é pela sua união íntima com Cristo e porque se mantém a seu lado na qualidade de esposa de Cristo, para colaborar na Sua obra de redenção.

Um comentário:

Celito Garcia disse...

Glória a Deus pela Santa Igreja!