quinta-feira, 15 de abril de 2010

A "Ismissão" ou "Imissão" (Commixtio/Immixtio)
















A commixtio (ou immixtio), de com-misceo (misturar com outra coisa), é um gesto simbólico que o sacerdote faz antes da Comunhão. Immixtio: «o sacerdote parte o pão e coloca uma parte da hóstia no cálice» (IGMR 83).

É um gesto antiquíssimo que se encontra nas diversas liturgias e cuja origem e significado não se conhecem com clareza. Provavelmente, aponta para o simbolismo de um Cristo que se nos dá na comunhão, na plenitude da sua nova existência, como Senhor Ressuscitado. Se a consagração separada do pão e do vinho pudesse dar a impressão de um simbolismo sacrificial (simbolismo que hoje não se considera importante), a união de ambos, antes da Comunhão, manifestaria que Cristo se nos dá, na sua qualidade de Ser vivificado pelo Espírito e a partir da unidade vital da sua Pessoa.

A partícula de pão consagrado, o fermentum da celebração papal, que, em Roma, a partir do século V, se enviava às Eucaristias mais periféricas dos «títulos», para significar a sua unidade, e também o que os bizantinos praticam com a infusão no cálice de um pouco de água quente, viva (zeón), à maneira de invocação epiclética, são dois gestos com alguma semelhança, mas que não parecem relacionados com a Commixto.

Nas palavras que agora acompanham a Commixtio suprimiu-se a alusão à consagração: «Hæc commixtio (et consecratio) Corporis et Sanguinis Domini nostri Iesu Christi fiat accipientibus nobis in vitam æternam» («Esta união do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, que vamos receber, nos sirva para a vida eterna»).
Fonte: "Dicionário Elementar de Liturgia", José Aldazábal (www.portal.ecclesia.pt)

4 comentários:

Celito Garcia disse...

Sua benção! Leandro seu blog é uma benção irmão, tenho aprendido muito com os textos colocados aqui. Grande abraço. Pax et ignis!

Diác. Leandro Luis Bernardes disse...

Obrigado Celito, continuemos evangelizando por esse meio tão importante! +++

Anônimo disse...

Prezado Pe. Leandro, fico feliz por ter conhecido seu blog. Por meio de uma procura acabei abrindo o blog de Celito Garcia, por causa da beata Elias de São clemente. Recomendo-me às suas orações e parabenizo seu blog, bem como desejo muitas bênçãos para seu sacerdócio. Sou uma Irmã de Maria de Schoenstatt, pode contar também com minhas orações.

Jose Geraldo S F Oliveira disse...

Pe Leandro
foi de suma valia para mim, como catequista de crisma, encontrar em seu blog, uma explicação clara e sucinta sobre sobre a COMMIXTIO, para que pudesse transmiti-la aos crismandos. Sou agora seguidor dde sua pá. Obrigado, José Geraldo.
(Artibusetlitteris.blogspot.com.br)