quinta-feira, 15 de abril de 2010
A "Ismissão" ou "Imissão" (Commixtio/Immixtio)
A commixtio (ou immixtio), de com-misceo (misturar com outra coisa), é um gesto simbólico que o sacerdote faz antes da Comunhão. Immixtio: «o sacerdote parte o pão e coloca uma parte da hóstia no cálice» (IGMR 83).
É um gesto antiquíssimo que se encontra nas diversas liturgias e cuja origem e significado não se conhecem com clareza. Provavelmente, aponta para o simbolismo de um Cristo que se nos dá na comunhão, na plenitude da sua nova existência, como Senhor Ressuscitado. Se a consagração separada do pão e do vinho pudesse dar a impressão de um simbolismo sacrificial (simbolismo que hoje não se considera importante), a união de ambos, antes da Comunhão, manifestaria que Cristo se nos dá, na sua qualidade de Ser vivificado pelo Espírito e a partir da unidade vital da sua Pessoa.
A partícula de pão consagrado, o fermentum da celebração papal, que, em Roma, a partir do século V, se enviava às Eucaristias mais periféricas dos «títulos», para significar a sua unidade, e também o que os bizantinos praticam com a infusão no cálice de um pouco de água quente, viva (zeón), à maneira de invocação epiclética, são dois gestos com alguma semelhança, mas que não parecem relacionados com a Commixto.
Nas palavras que agora acompanham a Commixtio suprimiu-se a alusão à consagração: «Hæc commixtio (et consecratio) Corporis et Sanguinis Domini nostri Iesu Christi fiat accipientibus nobis in vitam æternam» («Esta união do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, que vamos receber, nos sirva para a vida eterna»).
Fonte: "Dicionário Elementar de Liturgia", José Aldazábal (www.portal.ecclesia.pt)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Sua benção! Leandro seu blog é uma benção irmão, tenho aprendido muito com os textos colocados aqui. Grande abraço. Pax et ignis!
Obrigado Celito, continuemos evangelizando por esse meio tão importante! +++
Prezado Pe. Leandro, fico feliz por ter conhecido seu blog. Por meio de uma procura acabei abrindo o blog de Celito Garcia, por causa da beata Elias de São clemente. Recomendo-me às suas orações e parabenizo seu blog, bem como desejo muitas bênçãos para seu sacerdócio. Sou uma Irmã de Maria de Schoenstatt, pode contar também com minhas orações.
Pe Leandro
foi de suma valia para mim, como catequista de crisma, encontrar em seu blog, uma explicação clara e sucinta sobre sobre a COMMIXTIO, para que pudesse transmiti-la aos crismandos. Sou agora seguidor dde sua pá. Obrigado, José Geraldo.
(Artibusetlitteris.blogspot.com.br)
Postar um comentário